Por que utilizar água destilada em autoclave?

Um dos processos mais comuns em clínicas e consultórios, atendimentos hospitalares e diversos setores da área de saúde é a esterilização de materiais. Para que o procedimento seja executado de maneira adequada, a autoclave deve ser alimentada com água. Essa água, no entanto, deve ser a destilada. 

Você sabe o que é água destilada e por que ela deve ser utilizada em autoclaves? Ou, ainda, por que não podemos utilizar a água comum, fornecida pelas redes de saneamento? Veja a seguir.

O que é água destilada?

A destilação é um dos métodos de purificação mais antigos. Por meio dessa técnica é possível condensar vapores que foram obtidos a partir do aquecimento prévio da água, separando assim seus contaminantes. Normalmente, esse método produz uma água com condutividade de até 10 µS/cm. 

Basicamente, o processo se dá da seguinte forma: a água é aquecida, passa internamente por um condensador (externamente a esse condensador a água está sendo resfriada). O vapor da água, aquecido, está sem impurezas e, quando for resfriado, liquefaz-se, continuando livre das impurezas que foram retidas no processo, uma vez que o ponto de ebulição das impurezas é diferente do ponto de ebulição da água (isso é válido para íons, bactérias, etc.).

Qual a diferença entre água destilada e água deionizada?

A deionização é um processo que utiliza resinas de troca iônica para remover sais ionizados. Teoricamente, ao fim do processo, todos os sais presentes na água foram retirados. Porém, na prática, a qualidade da deionização depende dos tipos de resinas utilizadas e, também, dos tipos de sais presentes na água. Além disso, esse método não possui efeito sobre contaminantes orgânicos ou biológicos, o que significa, portanto, que o líquido não é puro.

A água destilada é livre de elementos orgânicos, por isso ela é quase sempre pura. Além disso, podemos considerar a água destilada estéril sempre que estiver protegida do ar ambiente. É a água utilizada para fins médicos, por exemplo.

Embora os termos “deionização” e “destilação” sejam, muitas vezes, confundidos, os processos para que se obtenha água destilada e deionizada são completamente diferentes. A água destilada necessita, invariavelmente, passar por um equipamento destilador. A água deionizada é obtida a partir de um processo que se utiliza de resinas de troca iônica.

A água destilada é, portanto, mais pura, estéril, livre de elementos orgânicos, como bactérias, e livre também dos íons.

Por que utilizar água destilada em autoclave?

Uma dúvida que paira entre muitas pessoas é: mas se vai ser tudo esterilizado, por que utilizar uma água purificada? Não posso simplesmente utilizar a água da torneira? Existe algum prejuízo?

De fato será tudo esterilizado, mas a água que recebemos pelas redes de saneamento, através das torneiras, vem cheia de impurezas e resíduos. 

Quando purificamos a água, pelo processo de destilação, removemos os íons e quaisquer outros componentes químicos ou orgânicos que, com o passar do tempo, podem danificar o equipamento, prejudicando seu funcionamento por completo.

A Sispack possui uma ampla linha de produtos, todos pensados para atender criteriosamente a suas necessidades. O purificador de água Biowater System produz água destilada, livre de impurezas, de alta qualidade, com remoção de todos os tipos de contaminantes microbiológicos e físico-químicos (orgânicos, inorgânicos, biológicos e radioativos). Possui uma capacidade de quatro litros e seu abastecimento é totalmente manual, não exigindo instalação hidráulica.

Produto adicionado a lista de orçamento. Se preferir, faça seu pedido agora mesmo cliclando no link de Whatsapp.