O que é esterilização por peróxido de hidrogênio?

Você sabia que cerca de 45 mil brasileiros morrem todos os anos devido a infecções hospitalares? O dado alarmante é da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a entidade, essa triste realidade ronda 55% dos hospitais brasileiros. Isso é quase o dobro do que é encontrado em países desenvolvidos. 

Os números são resultado da ausência ou deficiência de esterilização de materiais e equipamentos, processo obrigatório em todas as unidades hospitalares, consultórios e clínicas odontológicas. 

Há vários tipos de esterilização para diferentes finalidades e que atendem a regras específicas, determinadas por órgãos de saúde. A técnica por vapor é uma das mais comuns, porém nem todos os materiais podem passar pelo processo a alta temperatura, são os chamados materiais termossensíveis. Assim, uma forma de obter a esterilização em baixa temperatura é por meio do uso do peróxido de hidrogênio.

O que é peróxido de hidrogênio?

O peróxido de hidrogênio, popularmente conhecido como água oxigenada, é um potente agente esterilizante. Apesar de ser considerado um excelente método de esterilização, o peróxido de hidrogênio não é indicado para todos os materiais e equipamentos hospitalares e clínicos. O motivo é a sua ação corrosiva. 

Os materiais que podem ser esterilizados com peróxido de hidrogênio são:

• Alguns metais;

• Plásticos;

• Vidros;

• Borrachas;

• Acrílicos.

Materiais que não devem ser esterilizados por esse método:

• Celulose;

• Ferro.

Como é feita a esterilização por peróxido de hidrogênio?

A esterilização por peróxido de hidrogênio (H2O2) se dá por meio da oxidação de radicais livres e leva em consideração 5 parâmetros: temperatura, pressão, concentração do peróxido, energia do plasma e tempo.

Há diversas formas de realizar os ciclos de esterilização e um deles é o ciclo de 5 fases descrito a seguir: -Vácuo: obtido pela ação da bomba de vácuo; -Injeção: o peróxido de hidrogênio é injetado na câmara na forma de vapor; -Difusão: o vapor de peróxido é difundido por toda a câmara e materiais; -Plasma: ocorre a formação do plasma, através do uso de radiofrequência; -Ventilação: interrompendo a formação do plasma, é injetado ar no interior da câmara, voltando, assim, à pressão atmosférica.

Vale lembrar que esta é apenas uma das modalidades e as etapas variam de acordo com o protocolo, a marca e com o modelo dos equipamentos.

A esterilização por peróxido de hidrogênio só pode ser feita por profissionais capacitados, que devem ficar atentos às concentrações específicas para usá-lo com segurança e possui as seguintes vantagens: • Ação rápida; • Biodegradável; • Atóxico; • Eficaz no combate a agentes infecciosos.

Monitoramento do processo de esterilização por peróxido de hidrogênio

É muito importante fazer o monitoramento dos ciclos de esterilização por peróxido de hidrogênio para garantir a qualidade do processo. São usados, para isso, indicadores biológicos de rápida leitura. 

O indicador biológico BT96, por exemplo, é autocontido, de terceira geração, apresenta resposta final em 30 minutos e seu produto fluorescente, gerado pelo resultado da atividade enzimática, pode ser detectado facilmente por incubadoras.

Já o CD40, indicador tipo 4 Chemdye®, reage aos parâmetros de esterilização por peróxido de hidrogênio, garantindo um controle adequado da efetividade dos processos de esterilização.

Conheça a Sispak

A Sispack atua há 36 anos na área de biossegurança, disponibilizando produtos da mais alta tecnologia para diversos setores como médico, hospitalar, odontológico, veterinário, industrial, beleza e tatuagem. 

Oferecemos soluções completas para CME’s de todo o país e contamos com uma equipe altamente capacitada para melhor atender, inclusive em demandas mais complexas.

Referências:

https://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/92216/1574866790SISPACK_CAMPANHA_4_EBOOK_ESTERILIZACAO_BAIXA_TEMPERATURA_V3_AM.pdf

https://www.ltlservicos.com.br/aplicacoes/aplicacoes-hospitalares/aplicacao-hospitalar-esterilizacao-h2o2#:~:text=A%20esteriliza%C3%A7%C3%A3o%20com%20H2O2%20%C3%A9,o%20n%C3%ADvel%20de%20agentes%20infecciosos

https://kasvi.com.br/esterilizacao-quais-os-tipos-e-sua-importancia-na-saude/

http://www.hospvirt.org.br/enfermagem/port/perox.html 

http://www.hospvirt.org.br/enfermagem/port/pergresp.htm 

https://higtop.com.br/peroxido-de-hidrogenio-desinfetante-para-hospitais/

Compartilhe esse artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Mais Conteúdo

Temos os melhores equipamentos e soluções
em Biossegurança.

Fale conosco!