Indicadores de Limpeza: o que são e por que utilizá-los?

Entenda o que são os indicadores de limpeza e qual a importância de utilizá-los durante os processos de esterilização. 

Para que a Central de Material e Esterilização funcione adequadamente e para que se possa garantir que os instrumentais saídos da CME estejam de fato estéreis e livres de quaisquer contaminações, proporcionando condições seguras para o atendimento ao indivíduo no processo saúde-doença, algumas etapas e procedimentos são necessários. Há diversos testes e indicadores que visam garantir o processo, entre eles os indicadores de limpeza.

A limpeza é uma etapa essencial do processamento dos instrumentais, pois é através dela que ocorre a remoção de sujidades a fim de diminuir a carga microbiana presente e remover resíduos. Qualquer falha identificada nesse processo, implica em falhas em etapas posteriores e pode comprometer a eficácia de todo o processo. Os indicadores de limpeza permitem testar o funcionamento e a qualidade dos processos envolvidos, e cada um deles tem uma aplicação e função distinta.

A Sispack possui diversos indicadores de limpeza, que tem por objetivo garantir a qualidade do processamento dos produtos e representa um dos pilares do controle e prevenção de infecções, conheça alguns deles a seguir:

CDWU

O indicador Chemdye® CDWU foi desenvolvido para o monitoramento do processo de cavitação e permite testar o funcionamento das lavadoras ultrassônicas com diferentes configurações de lavagem, medindo a energia de cavitação gerada. Sua apresentação é através de um frasco, que contém, em seu interior, uma solução reativa de cor azul e pérolas de vidro. 

Seu funcionamento ocorre da seguinte maneira: quando a energia de cavitação é adequada, a vibração das pérolas provoca uma alteração na cor da solução, que muda de azul para amarelo, passando através de uma gama intermediária de cores verdes, a mudança de cor é o que garante a eficácia do processo. O teste foi projetado sob os padrões do Sistema de Gerenciamento de Qualidade ISO 13485:2003/ NS- EN ISO 13485:2012 ANMAT PM 1614-4.

CDWA-4

Os indicadores CDWA-4 Chemdye® foram desenvolvidos para o monitoramento do processo de lavagem das Lavadoras Termodesinfectoras, e consistem numa tira plástica resistente à temperatura, que possui uma mistura de componentes naturais coloridos, especialmente combinados e não tóxicos, que são diluídos pela maioria dos agentes de limpeza e eliminados juntamente com os fluidos de lavagem. 

Este indicador detecta todos os fatores que afetam o resultado do processo de limpeza e podem ser utilizados para o controle de processos de rotina de limpeza, além de permitirem o monitoramento da eficácia das lavadoras automáticas. Também projetado sob os padrões do Sistema de Gerenciamento de Qualidade ISO 13485:2003/ NS- EN ISO 13485:2012 ANMAT PM 1614-4.

CDWA-3

Funcionam basicamente como os indicadores CDWA-4 Chemdye®, mas foram desenvolvidos para o monitoramento do processo de lavagem das Lavadoras ultrassônicas.

CDWA-H

Este suporte foi projetado para acondicionar os indicadores Chemdye® CDWA4 usados para os controles de rotina dos processos de limpeza e monitoramento da eficácia da lavagem em lavadoras termodesinfectoras. Sua principal função é simular os desafios envolvidos na limpeza dos diversos tipos de instrumentais no processo de lavagem.

KPRÓ2-E69

O sistema de higiene Chemdye® KPRO2-E69 foi projetado para verificar a limpeza de instrumentais cirúrgicos, pois detecta resíduos de proteínas após uma limpeza inadequada e ineficiente. 

O sistema permite a coleta de amostras de diferentes superfícies com a mesma eficácia e é compatível com a verificação de limpeza de instrumentos reutilizáveis com canais internos de difícil acesso ou instrumentos canulados. O resultado é demonstrado através de uma mudança de cor que indica a presença de níveis detectáveis de proteína. KPRO2-E69 tem alta sensibilidade e pode detectar apenas 1μg de proteína.

Produto adicionado a lista de orçamento. Se preferir, faça seu pedido agora mesmo cliclando no link de Whatsapp.