Destilador de água: como funciona e para que serve?

Laboratórios, hospitais e toda a área da saúde e da beleza, incluindo estúdios de tatuagem, precisam trabalhar com uma água pura em suas CMEs, ou seja, livre de qualquer tipo de bactéria, micróbios e outras impurezas. Assim, a água utilizada para esterilizar instrumentais nas autoclaves precisa ser destilada. 

O processo de destilação é fundamental para assegurar que a água esteja livre de vida microbiana, garantindo, assim, uma esterilização mais eficaz e, consequentemente, mais segurança para reutilizar o material, sem riscos de infecção.

Para se obter uma água destilada, é necessário utilizar um destilador. Há vários modelos disponíveis no mercado e escolher o melhor vai depender da necessidade do laboratório, clínica ou hospital.

Por que a água da autoclave precisa ser pura?

A autoclave é o equipamento responsável por esterilizar vários instrumentos médicos, laboratoriais, cirúrgicos, odontológicos, etc., além daqueles utilizados ​​em clínicas de estética, salões de beleza e estúdios de tatuagem e piercing.

A função do equipamento é eliminar os microrganismos por meio do vapor saturado sob pressão. Juntamente com o calor úmido, as altas temperaturas dentro da autoclave são essenciais para dissipar os microrganismos mais resistentes, causadores de infecções. 

O objeto que passa pela esterilização na autoclave se torna seguro para a reutilização, mas para que isso realmente seja possível, a água utilizada na autoclave precisa ser pura. Isso garante o bom funcionamento do equipamento e assegura uma esterilização de qualidade. 

Para remover impurezas da água é importante que os segmentos de saúde e estética utilizem o destilador. O equipamento deve ser operado por profissionais qualificados que conheçam todos os procedimentos técnicos, a fim de garantir a eficiência da autoclave. 

Qual a função de um destilador?

O destilador tem como função eliminar os agentes contaminantes presentes na água. Porém, se em vez de usar um equipamento de destilação, a CME optar pelo líquido direto da torneira para o uso na autoclave, a eficácia da esterilização estará em risco. 

O motivo principal é que a água não destilada provoca a vedação da saída do vapor. Isto ocorre por conta de sais minerais e metais pesados presentes na água que consumimos. As impurezas impedem a vaporização da água, ocasionando problemas na esterilização e possíveis danos aos instrumentos.

Assim, o uso destilador garante a qualidade no processo de destilação e aumenta a vida útil da autoclave e dos materiais esterilizados. 

Como escolher o melhor destilador?

Para saber qual destilador adquirir, um dos pontos importantes é qual o volume de água produzido, a velocidade da destilação e do que é feito o equipamento. 

Um dos tipos de destiladores que garantem alto nível de pureza é o BioWater System, que pode ser adquirido na Sispack. 

O equipamento separa os sais minerais, os gases e outras impurezas da água. Através da condensação de vapores, obtidos por meio do aquecimento da água, o BioWater System separa os contaminantes do líquido que será utilizado no processo de esterilização. Em outras palavras: a temperatura da água é elevada e o líquido passa por dentro de um condensador. Quando a água é aquecida, se transforma em vapor com alto grau de pureza.  

Ao ser resfriado, o vapor se liquefaz. Contudo, o líquido continua livre de impurezas, uma vez que todos os tipos de contaminantes microbiológicos e físico-químicos (orgânicos, inorgânicos, biológicos e radioativos) foram removidos. O processo garante a qualidade da esterilização e o bom funcionamento da autoclave. 

Confira as vantagens do BioWater System:

– Totalmente automático;

– Abastecimento manual – não exige instalação hidráulica;

– Capacidade de destilação de 3,8 litros em 4 horas;

– Desligamento automático ao final do ciclo de destilação;

– Acompanha recipiente para coleta de água destilada;

– Caldeira em aço inoxidável;

– Fabricado seguindo a ISO 9001/2000; – Aprovado por laboratórios de renome mundial, de acordo com as normas internacionais de segurança.

Qual a importância de garantir uma esterilização de qualidade? 

Todos os segmentos de saúde, odontológico, estética e de tatuagens devem garantir a esterilização correta dos instrumentos utilizados em seus pacientes e clientes.  

Quando os materiais são utilizados para quaisquer tipos de procedimentos, sejam eles médicos ou estéticos, o contato direto com secreções, ferimentos, entre outros acarreta no acúmulo de bactérias. Esses equipamentos ficam repletos de microrganismos nocivos, que são causadores de doenças infecciosas. Para reduzir os riscos de transmissão de doenças é necessário investir em uma esterilização eficaz e sem erros. 

Ao ignorar os procedimentos corretos, como o uso de água destilada ou organizar os pacotes na autoclave, os instrumentos não estarão aptos para uso. Isso coloca pacientes e profissionais em perigo, expostos a todos os tipos de contaminação. 

Sispack garante a eficiência da sua esterilização

A Sispack Medical possui uma ampla linha de produtos para garantir a eficiência da esterilização de instrumentos utilizados em hospitais e outros segmentos que necessitam deste tipo de cuidado. 

Somente na Sispack, você encontra o destilador BioWater System. O equipamento vai purificar a água utilizada na sua autoclave e deixar os seus instrumentos prontinhos para serem usados, sem colocar em perigo a saúde de pacientes e clientes. 

Compartilhe esse artigo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter

Mais Conteúdo

Temos os melhores equipamentos e soluções
em Biossegurança.

Fale conosco!