Como otimizar as compras para a CME?

Saiba como você pode otimizar a gestão de insumos dentro da CME, influenciando positivamente nos resultados da instituição e garantindo a qualidade dos serviços prestados.

Você sabe o que é gestão de insumos e por que ela é importante?
A gestão de insumos hospitalares refere-se ao processo que envolve a aquisição, armazenamento, estocagem e o controle dos insumos utilizados em uma CME.

Se você é responsável pela gestão de insumos da CME, sabe que este é um processo complexo, afinal, este setor gera um grande impacto nos resultados da instituição, tanto financeiramente quanto na questão da qualidade dos serviços prestados. Portanto, não deve ser negligenciado.
A gestão, se realizada de forma eficaz, resulta em uma economia considerável nos custos de atendimento de um hospital, por exemplo. Isso porque, se os profissionais envolvidos forem treinados adequadamente, farão a utilização consciente dos insumos, o que faz com que a reposição de estoque seja menor e, consequentemente, os gastos também. É importante padronizar o consumo de insumos, obtendo maior controle dos processos e aumentando a produtividade.

Isso também interfere no planejamento do estoque, que passa a ser mais preciso, trazendo resultados mais assertivos e efetivos.

O que você precisa saber sobre a etapa de compras? Quais os benefícios de um sistema de gestão de compras?

A gestão de compras na CME vai além de buscar preços menores. Afinal, não é eficiente comprar materiais com menor custo, se esses forem de qualidade inferior. Além disso, é importante garantir o relacionamento com bons fornecedores.

Um requisito importante dentro da gestão de compras na CME é a redução de desperdício, uma tarefa simples e faz muita diferença na hora de fechar a contabilidade. Afinal, se há uma quantidade excessiva de um determinado item, que é pouco utilizado, isso representa também uma perda financeira.

A gestão de compras deve ser avaliada de forma macro: ter controles, relatórios e indicadores. O que pode auxiliar nesta etapa é a utilização de um sistema que auxilie a ter informações gerenciais.

Além disso, ter um planejamento estratégico dentro de um hospital e principalmente na CME é fundamental para fugir de crises e poupar recursos. Analise, de forma criteriosa, questões como geração de receitas e custos operacionais.

Negocie a atualização de contratos e fornecedores
Uma boa estratégia para reduzir os gastos gerados na CME é renegociar contratos existentes ou mesmo procurar novos fornecedores. Você pode procurar por novas cotações de orçamento, além de um valor mais competitivo.

Então, como otimizar as compras para a CME?

  • Faça uma gestão eficiente dos insumos da CME;
  • Conheça quais os itens mais utilizados, evitando o desperdício e uma compra desnecessária;
  • Faça compras programadas, organização é fundamental;
  • Compre em maiores quantidades, quando possível, assim é possível fazer uma economia maior;
  • Avalie os fornecedores periodicamente;

Faça uso de um sistema que te auxilie a ter informações gerenciais;
Se todos os passos forem realizados de maneira eficiente, o profissional garante bons resultados financeiros, além da qualidade dos serviços prestados.

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