Entenda o que é a CME, como funciona, quais orientações devem ser seguidas e quais as normas vigentes.
O que é a CME?
A CME (Central de Material e Esterilização) é um setor destinado à limpeza, acondicionamento, esterilização, guarda e distribuição dos produtos para a saúde. A RDC 15 de 2012 é uma normativa que impõe alguns requisitos para o funcionamento adequado e boas práticas para o processamento de produtos para saúde, visando garantir a saúde e a segurança dos pacientes e dos profissionais envolvidos nos procedimentos.
O artigo 4° define a CME como sendo:
- III – Uma unidade funcional destinada ao processamento de produtos para saúde dos serviços de saúde;
IV – Um centro de material e esterilização de funcionamento centralizado: unidade de processamento de produtos para saúde que atende a mais de um serviço de saúde do mesmo gestor.
A CME é responsável por desenvolver as seguintes atividades:
- Recepção, desinfecção e separação dos produtos para a saúde;
- Lavagem dos instrumentais e artigos;
- Empacotamento dos produtos;
- Esterilização através de métodos físicos;
- Realização do controle microbiológico, além de indicar o prazo de validade de esterilização desses produtos.
Como deve ser a estrutura física da CME?
A estrutura física da CME é regulamentada pela RDC 50 de 21 de fevereiro de 2002, com texto alterado pela RDC 307 de 14 de novembro de 2002 e RDC 189 de 18 de julho 2003 e dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos. Além disso, o Ministério da Saúde disponibiliza algumas orientações gerais para a CME.
Os regulamentos estabelecem que, para cada atividade desenvolvida na Central de Material e Esterilização (CME), deve haver um ambiente próprio com dimensões mínimas e instalações necessárias, obrigatoriamente. Como, por exemplo:
- Pisos e paredes devem ser laváveis, com o mínimo de juntas, em bom estado de conservação. De preferência de cores claras, de limpeza fácil e pisos vinílicos;
- As bancadas devem ser usadas para inspeção, preparo, embalagem, conferência e apoio. Devem ser de fácil higienização e favorecer a ergonomia do funcionário;
- As superfícies devem ser impermeáveis, lisas, laváveis, de cor clara e de fácil manutenção;
- O ambiente deve ser iluminado para favorecer a limpeza e facilitar as atividades exercidas pelos funcionários. Ressaltando: é importante evitar o contato direto da luz do sol na área de armazenamento e estoque;
- As janelas da CME devem ser protegidas com telas milimétricas para evitar a entrada de insetos e roedores. Além disso, devem ser amplas. Devem, ainda, ser altas e fechadas quando a ventilação for feita por ar condicionado e altas, abertas e protegidas com telas de nylon quando proporcionam ventilação natural;
- A ventilação mecânica ou natural é permitida na área suja, porém deve ser evitada na área limpa e estéril.
Quais equipamentos e materiais devem estar presentes na CME?
Conforme o manual do Ministério da Saúde, existem basicamente dois tipos de recursos materiais: os materiais permanentes e insumos, e os equipamentos específicos. Eles devem permanecer na CME, de acordo com as necessidades de cada estabelecimento.
Materiais permanentes e insumos:
- Embalagens;
- Cestos suspensos para armazenamento de materiais que serão esterilizados ou estéreis;
- Carrinho de transporte interno e externo;
- Lupa.
Equipamentos específicos:
- Autoclave: a vácuo, gravitacional.
- Lavadoras termo-desinfectoras e ultrassônicas;
- Seladora de embalagens;
- Incubadoras de indicadores biológicos.
Todos os equipamentos devem receber a manutenção adequada e os cuidados necessários a seu funcionamento, assim como a manutenção preventiva. Dessa forma, a CME pode garantir o seu funcionamento e a qualidade da esterilização.
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