Biossegurança e processos de esterilização em salões de beleza e clínicas de estética

Biossegurança e esterilização em salões de beleza e clínicas de estética

As áreas da estética e da beleza são cada vez mais exploradas e vêm crescendo, consideravelmente, nos últimos anos. Mesmo em meio à pandemia, a procura por serviços de beleza cresceu 54%, de acordo com um levantamento realizado pelo site Terra. Esse dado prova que o mercado da estética continua sendo um dos mais promissores do país.

Cada vez mais, salões de cabeleireiro vêm incorporando, em seu leque de serviços, procedimentos estéticos e o avanço da tecnologia, por sua vez, os torna mais eficazes. Desde os menos invasivos, como um simples corte de cabelo, até os mais invasivos, como limpezas e aplicações de substâncias na pele ou o ato de fazer as unhas dos pés e das mãos, todos os procedimentos envolvem contato e proximidade do profissional com o cliente e, até mesmo, inserção e remoção de tecidos biológicos.

Neste sentido, a higiene constante e os processos de biossegurança devem ser seguidos à risca para garantir a saúde de todos, profissionais e clientes.

Biossegurança

De acordo com a própria ANVISA, biossegurança é “o conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente”. 

Portanto, as ações de biossegurança requerem atenção, consciência e responsabilidade, a fim de que todo procedimento seja realizado com

segurança e eficácia.

Riscos à saúde

O compartilhamento de objetos e instrumentos não esterilizados era comum, há alguns anos, em salões de beleza e, com isso, o contágio de determinadas doenças aumentava. Assim, a ANVISA estabeleceu uma série de normas e regras a serem seguidas pelos salões e clínicas de estética, como por exemplo a substituição da estufa pela autoclave, a fim de inibir a disseminação dessas doenças e garantir a saúde das pessoas.

Algumas doenças que podem ser adquiridas ao ter contato com objetos e instrumentos não esterilizados, como alicates de unha, tesouras, lâminas e, até mesmo, escovas de cabelo, são:

– Hepatite B e C;
– Herpes;
– Gripe;
– Tuberculose;
– Micoses;
– Aids.

Uso de EPIs e materiais individuais

Além da limpeza constante do ambiente, como cadeiras, lavatórios, macas, mesas, pisos, espelhos etc., os profissionais devem fazer uso de EPIs, como luvas, toucas, óculos de proteção, máscaras e avental ou jaleco.

Lençóis e toalhas devem ser substituídos a cada troca de cliente e higienizados com produtos adequados e eficazes.

Uso de autoclave

Com a finalidade de esterilizar os instrumentais, a autoclave elimina a presença de microrganismos causadores de infecções e doenças, utilizando vapor saturado sob pressão. A diferença da autoclave para a estufa é que esta última utiliza apenas o ar em seu processo de esterilização, o que não é totalmente eficiente na eliminação de contaminações.

Os instrumentais devem, antes de tudo, ser lavados em água corrente ou em lavadoras automáticas, logo após o uso, secos e, em seguida, colocados em embalagens etiquetadas para a esterilização na autoclave.

Descarte correto

Resíduos com propriedades químicas, objetos cortantes e perfurantes, embalagens de diversos materiais e fios de cabelos são apenas alguns exemplos do lixo gerado por salões de beleza e clínicas de estética. Esses materiais, quando não descartados corretamente, podem gerar uma série de problemas como feridas em profissionais de coleta e separação de lixo (e, até mesmo, em animais de rua), poluição do meio ambiente e riscos à saúde com resíduos de substâncias que podem ter, em suas composições, chumbo, arsênio, hidróxido de sódio, cromo e tantos outros metais pesados e elementos químicos que são prejudiciais.

Por isso, todo tipo de material descartado deve ser separado, identificado e armazenado em embalagens adequadas e ecologicamente corretas. Além disso, empresas que recolhem determinados materiais devem ser acionadas para que o descarte correto seja realizado.

Biossegurança é na Sispack​

E só na Sispack você encontra o que há de melhor para garantir a segurança dos clientes e profissionais em seu salão de beleza ou clínica de estética. Além de autoclaves e soluções da mais alta tecnologia, contamos com uma equipe especializada, sempre pronta para te atender! Você também pode contar com serviços de assistência técnica e conteúdos exclusivos, para se manter sempre bem informado.

Compartilhe esse artigo

Mais Conteúdo

Temos os melhores equipamentos e soluções
em Biossegurança.

Fale conosco!